terça-feira, 20 de julho de 2010

+ Felicidade - Problemas Cardíacos


Os felizes e de bom astral tem menos riscos de sofrer do coração do que os estressadinhos.

Foi o que descobriram os pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA), através do acompanhamento de 1.739 pessoas, durante 10 anos.


Concluíram que se as pessoas fizessem mais aquilo que as deixa feliz, reduziriam o risco de sofrer infarto ou angina - o estresse das situações de contrariedade pode levar ao estreitamento das artérias.


A felicidade, associada a bons hábitos de vida, libera hormônios que protegem o sistema cardiovascular. Os de bem com a vida costumam cuidar mais da saúde, dormir melhor e gerenciar os problemas (que tds nós temos!!) sem sobrecarregar o organismo.


Já os estressadinhos tem mais chances de desenvolver disfunções como pressão alta, excesso de gordura abdominal, colesterol alto, arritmia cardíaca, elevada taxa de açúcar e outros fatores que aumentam o risco de diabetes, cardiopatias e infartos.

O estresse tb libera o hormônio cortisol, que altera o bom funcionamento dos vasos e o metabolismo de gorduras e açúcares.


A depressão (que acomete 2X mais mulheres do que homens) tb altera o sono e leva à irritação, podendo causar o aumento da pressão e alteração dos batimentos cardíacos.


Para se ajudar, não basta apenas querer ficar feliz, é preciso agir e mudar as atitudes. Sabemos que a meditação e o relaxamento liberam substâncias protetoras na circulação e diminuem os hormônios ligados ao estresse.



Vamos lá:


* Compartilhe as preocupações: é o famoso 'ombro amigo na hora difícil' - fale, exteriorize sentimentos e angústias com alguém de sua confiança.

* Somos limitados: ninguém é infalível e nem tudo está nas nossas mãos.

* Pratique atividades físicas: os exercícios liberam substãncias que ajudam no relaxamento e promovem bem-estar.

* Sorria, divirta-se, seja mais sociável: o lazer é um mecanismo preventivo quando se trata de saúde cardiovascular. A interação com pessoas queridas ajuda a espantar a tristeza e a depressão.

* Respire e se alongue: faça uma pequena pausa nas atividades e dedique-se a respirar profundamente, sem pressa, sentindo a entrada e a saída do ar. Alongamentos e massagens tb fazem bem em qq hora do dia.

* Descanse e durma bem: insônia e tensão geram estresse. Arrume seu quarto de modo que fique agradável, na penumbra, em silêncio e em boa temperatura.

* Belas paisagens: o contato com a natureza, o ar puro, os pés descalços em contato com a grama ou areia são formas de nos deixar mais tranquilos e cientes das nossas limitações. Olha q beleza a Serra Gaúcha aí na foto!



Tente levar a vida com mais leveza, tenha bons hábitos, relaxe e seja feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário