domingo, 11 de julho de 2010

Bullying


Serginho Groisman: adoooooro! Vida inteligente na madrugada!
Ele lançou uma campanha para combater a prática do bullying e tem conversado no "Altas Horas" com pessoas que foram vítimas desta violência.
Ontem/hoje ele falou com uma gauchinha, a Duda, e a mãe dela. Impressionante a tristeza sentida pela guria.
Também gravou um vídeo sobre o assunto, que é exibido durante a programação da Rede Globo.
Pra participar da campanha e tentar acabar com essa monstruosidade, no site dá pra baixar o cartaz aí de cima (http://altashoras.globo.com/).
Daí é sair espalhando pelas escolas, repartições públicas, comércio, casas noturnas, onde puder.
Segundo a Wikipedia, Bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender.
Acontece desde sempre, mas só agora deram nome, em escolas/faculdades, local de trabalho, entre vizinhos, e é uma forma de violência que força a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem: espalhar comentários, recusa em se socializar com a vítima, intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima, criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (etnia, religião, incapacidades etc). Com a disseminação das redes sociais e sites de relacionamentos, a coisa toma proporções gigantescas. E o estrago é ainda maior quando envolve crianças e adolescentes - e é o que acontece na maioria das vezes.
Os que sofrem o bullying acabam desenvolvendo problemas psíquicos muitas vezes irreversíveis, que podem até levar a atitudes extremas (muitos casos de suicídio, por exemplo). Um desses casos inspirou a música "Jeremy", do Pearl Jam. Fala de Jeremy Delle, um guri de 15 anos que pirou com a perseguição dos colegas e se matou em sala de aula, na frente da professora e da turma.
No Brasil , uma pesquisa realizada neste ano com 5.168 alunos de 25 escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. Entre todos os entrevistados, pelo menos 17% estão envolvidos com o problema - seja intimidando alguém, sendo intimidados ou os dois.
Poucos dias atrás, Bárbara Evans (filha da modelo Monique Evans), estudante de Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi (SP), entrou na Justiça com um processo de bullying realizado por seus colegas. Num sábado à noite, o muro externo do estacionamento do campus Centro foi pichado com ofensas à ela e à sua mãe.
Infelizmente, é história que não acaba mais ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário