domingo, 25 de julho de 2010

Com que roupa?







Já recebeu algum convite e ficou em dúvida sobre o figurino?
Podemos ser convidados para compromissos sociais e congelar na frente do dress code, ou seja, o código de vestimenta.



Então, qual a roupa mais adequada para cada tipo de evento?
Segundo o caderno Donna do jornal Zero Hora, seguem alguns trajes para fazer bonito na social.



* Traje Esporte (Casual, Sport Casual)
Usado durante o dia, ao ar livre ou eventos mais casuais como almoço de negócios no final de semana, aniversários, churrasco da empresa.
Nada de camisas de time, moletom e tênis esportivos. Dê preferência para tecidos mais simples como algodão, malha, jeans, lã, couro.
Mulheres: bermudas, shorts, saia e blusa, calças, vestidos simples lisos ou estampados, bolsas grandes ou pequenas, mas esportivas. Bijuterias/ joias simples, sapatos de salto baixo ou médio grosso, e dependendo do local, rasteirinhas e sapatilhas.
Homens: calça (pode ser jeans), camisa mais despojada, camiseta de malha, gola pólo, sapatênis ou um tênis mais moderno, mocassim, sandálias. Se estiver frio, blazer discreto.




* Traje Passeio (Tenue de Ville, Esporte Fino, Alto Esporte)
Um pouco mais formal, é indicado para coquetéis, eventos culturais, inaugurações ou para trabalhar. Tecidos como linho, seda, crepe, viscose, musseline, organza, javanesa são bem-vindos.
Mulheres: Vestidos mais simples e curtos, longuete para as mulheres de mais idade e o mais curto para mais jovens. Pantalonas, túnicas, terninhos, tailler, sapatos de salto de médio para alto e bolsas mais discretas. Brilho com moderação. Eventos durante o dia pedem um visual mais clássico e discreto, para a noite, requinte e um pouco de ousadia.
Homens: calça social e blazer (não precisam ser da mesma cor), camisa de manga comprida – pode ser colorida, com listas finas ou xadrez miúdo. Se o evento for de dia, não precisa usar gravata e dê preferência a ternos claros. Se o evento for ao final da tarde ou à noite, terno escuro e gravata são mais indicados. As gravatas podem ser coloridas e estampadas. Para os pés sempre sapatos de couro (com bicos arrendondados), combinando com a cor do cinto.




* Traje Passeio Completo (Social, Escuro)
Usado em casamentos, formaturas, premiações e jantares especiais. Recomenda-se uso de tecidos mais nobres como cetim, crepe, seda e veludo.
Mulheres: Vestidos longos ou curtos, tailleurs. Decotes, brilhos e transparências são permitidos, mas com moderação. Saltos altos, joias ou bijuterias finas, bolsas pequenas de mão. Cabelo e maquiagem mais trabalhados. No frio, echarpes ou xales ajudam a esquentar.
Homens: Terno escuro, camisa lisa clássica branca ou azul clara, gravata discreta, sapato preto.




* Traje Gala (Black-tie, À Rigor, Tenue de Soirée ou Habillée)
Festas com muito glamour, dignas de tapete vermelho e champanhe francês. Tecidos nobres como seda pura, rendas finas, musselines, bordados em pedrarias, organzas, crepe, jérsei, cetim, tafetá, chamalote, brocado, metalizados, shantung, crepe romano.
Mulheres: Vestidos longos e sofisticados. Caudas, decotes, fendas. Salto alto, meias finíssimas, carteiras ou bolsas pequenas, joias. Cabelo e maquiagem impecáveis. Mesmo se o cabelo ficar solto é necessário ser trabalhado.
Homens: Smoking. Cetim na lapela do blazer, faixa na cintura combinando com a gravata borboleta, ambas pretas. Camisa branca com pregas na frente. Sapatos de verniz ou normal de couro mas extremamente lustrado.




Outras variações mais criativas podem ser encontradas também nos convites. Se você não descobrir o que é, a melhor saída é perguntar para o anfitrião.



Alguns exemplos:
* Tropical Chique: traje esportivo temático, com cores, estampas e tecidos que lembrem o verão.
* Fashion: traje esportivo mais moderno, alinhado com as tendências da moda.
* Creative Black-tie: um pouco mais de liberdade ao traje de gala tradicional. Os homens não precisam usar smoking completo e as mulheres podem ousar mais.
* Summer ou Dinner Jacquet: paletó branco, com gravata borboleta, faixa e calça pretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário