quinta-feira, 22 de julho de 2010

Calvície?


Relaxa...
Massagem e tratamento médico podem diminuir a calvície.

O problema é mais comum nos homens, mas também acomete mulheres. Mesmo que seja vista como um processo irreversível, a calvície pode ser combatida, sim.


Segundo a nutróloga Daniela Hueb, a queda de cabelos é normal toda vez que penteamos ou lavamos, e eles são repostos. A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição desses fios, e geralmente começa a acontecer depois da puberdade.



Nos homens, a alopécia androgenética ( a popular calvície) , é uma manifestação fisiológica que ocorre em indivíduos geneticamente predispostos, não sendo considerada uma doença.

A dica é consultar um Dermatologista assim que perceber os fios rareando - o grau de recuperação depende de fatores como a idade do homem, o quanto ele já perdeu de cabelo. Um homem que começou a perder agora tem mais chance de que ele volte a crescer em relação a alguém que já é calvo há vários anos.



Nas mulheres, a evolução da calvície é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação dos cabelos, que se tornam finos e têm seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas o quadro pode se tornar mais intenso se ela apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. É comum começar a se manifestar após a menopausa, quando ocorre uma diminuição da produção dos hormônios femininos.



Para tratar a calvície é indicado um medicamento que atua bloqueando o processo que leva à perda dos cabelos. Segundo alguns estudos, a finasterida interrompe a evolução da calvície em 86% dos homens tratados. Mas só mesmo o médico pode indicar o tratamento correto, mesmo porque, para as mulheres, a finasterida não costuma ser indicada.



Para ajudar no tratamento e na prevenção da calvície, mantenha uma vida saudável e uma alimentação rica em aminoácidos e proteínas, cobre, ferro, zinco, óleo de linhaça e complexo B, além de fazer exercícios físicos. Esses fatores contribuem para uma boa nutrição capilar e irrigação do couro cabeludo.


Lave sempre o cabelo com xampu neutro e sem sal para remover a sujeira e o sebo em excesso sem alterar o pH do couro cabeludo.


Crie o hábito de massagear o couro cabeludo para ativar a circulação. A massagem deve começar na parte frontal da cabeça e nas têmporas, continuando na nuca e terminando no alto do crânio.

Um comentário: