terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Verão: Mitos & Verdades


Mitos e verdades povoam o imaginário popular sobre a estação mais quente do ano.

Vamos a eles?


* Limão no sol mancha a pele?
Verdade. Segundo a dermatologista Carolina Feijó, o contato do limão com a pele depois exposta o sol pode provocar manchas, pois desencadeia-se uma reação química.
O limão pode causar até queimaduras de segundo grau na pele.
Então, pessoal da caipirinha, mta calma nessa hora: lave bem as mãos depois do contato, com sabão ou detergente, e protetor solar nelas.
O figo e o abacaxi também podem produzir o mesmo efeito.
A mancha na pele pode durar meses, principalmente se a queimadura tiver produzido bolhas.
Procure um dermatologista antes de usar qq medicamento.

* Tem que repor o protetor solar sempre que entrar no mar ?
Verdade.
Essa seria a atitude ideal para manter a potência do protetor solar, principalmente no rosto, no colo e nas mãos.
Mas dá pra dar um desconto se o bloqueador for à prova d'água e o tempo no mar ou na piscina não for muito longo.
Atenção: não podemos esquecer que é fundamental repor o protetor de 2h/2h, e passar na pele 30 minutos antes da exposição ao sol, espalhando bem.

* Guarda-sol de nylon protege do sol?
Mito.
O guarda-sol de nylon não é indicado porque protege muito pouco, apenas 5% (enqto o guarda-sol de lona protege 90%, e por isso é mais aconselhado).
Não se pode esquecer que mesmo ficando de baixo do guarda-sol, o reflexo da areia pode causar insolação, então, é preciso passar protetor.

* Deixar melancia no sol antes de comer dá dor de barriga ?
Mito.
A nutricionista Julia Dubin Melnick explica que a fruta, como as outras, pode ficar derretida ou amadurecer mais rápido se ficar exposta ao sol, porém, não representa perigo para a saúde.

* Comer e entrar na água da piscina ou mar é muito perigoso para a saúde?
Mito. Ao contrário do que costumam dizer as mães, não há risco grave para a saúde em tomar banho de mar ou piscina depois do almoço.
Segundo a nutricionista Julia, o que pode acontecer com a pessoa que faz isso é ela ter refluxo, como com qualquer atividade física depois da comida. O alimento ainda não chegou no estômago e por isso, pode acabar voltando, o que faria a pessa vomitar. Mas não há risco de afogamento, por exemplo.

*Ingerir alimentos com betacaroteno deixa o bronzeado mais bonito ?
Verdade.
Segundo a nutricionista, os alimentos chamados "laranjas", que contêm betacaroteno, realmente podem deixar o bronzeado mais bonito. Mas não pense que basta comer uma cenoura e ir para o sol, não é mágica.
O betacaroteno, se estiver acumulado no corpo, se transforma em vitamina A quando a pessoa toma sol. Mas ele só vai estar em grande proporção no organismo se a pessoa ingerir uma quantidade alta regularmente e cerca de 2 meses antes da exposição.
Para um brozeado bonito, é aconselhado o acréscimo de alguns itens no cardápio diário: tomar suco de mamão, laranja e cenoura pela manhã e à tarde, e no almoço incluir sempre cenoura e moranga.
Fonte: portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário