quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dieta Desintoxicante


Sabe aquele período pós festas de final de ano, férias, onde todos (ou quase) os excessos são permitidos, cerveja gelada+petiscos, e a gente dá aquela relaxada na dieta?

Pois não é só a consciência q pesa: os exageros podem causar tb desconforto digestivo.


Segundo a nutricionista Flávia Morais, da Rede Mundo Verde (em matéria para o Clic RBS) os alimentos ricos em vitaminas do complexo B, flavonóides e minerais são eficazes na limpeza do organismo em casos de queimação e/ou constipação intestinal.

Nosso estômago não comporta grandes volumes de comida (a capacidade gástrica de um adulto é de aproximadamente 900 ml).
Uma grande ingestão de alimentos pode causar o retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago, o que percebemos como refluxo e queimação.

Além disso, o estômago não consegue produzir ácido suficiente para digerir toda a comida - então, o alimento que chega ao intestino é fermentado pelas bactérias intestinais causando distensão abdominal, cólicas e flatulência.

De acordo com a especialista, nosso organismo se intoxica por exposição freqüente (mesmo que em pequenas quantidades) de xenobióticos como corantes, conservantes e substâncias químicas que temos contato seja através da alimentação, embalagens e recipientes, cosméticos e produtos de limpeza.

* Alimentos que limpam:
Para estimular o fígado a fazer o trabalho de limpeza é importante incluir no cardápio alimentos fontes de vitaminas do complexo B, flavonóides, minerais como zinco e manganês e alguns fitoquímicos encontrados em plantas como o boldo a alcachofra e o chá verde.

Os cereais integrais como o arroz integral, a quinua integral e o painço são boas fontes de vitaminas do complexo B, auxiliam no processo de desintoxicação/detox.

Segundo Flávia, para favorecer o processo de desintoxicação é importante excluir temporariamente da dieta alguns alimentos como as carnes e os alimentos de origem animal.
Os alimentos muito refinados e industrializados também devem ser evitados já que são pobres em nutrientes e antioxidantes, além cheios de contaminantes químicos como corantes e conservantes.


* Dicas:
- Inclua no cardápio sementes de abóbora, melão e melancia. São boas fontes de cálcio e magnésio, que ainda tem ação vermífuga.

- Os vegetais brássicos, como couve flor, brócolis, couve manteiga, repolho, agrião, rúcula são fontes de tióis, importantes para suportar o processo de detox. Faça cubinhos de gelo de couve com hortelã e acrescente um gelo desses no suco do café da manhã.

- Os sucos de uva, amora e as frutas vermelhas são fontes de antocianinas, antioxidantes que também melhoram o processo de desintoxicação do organismo.

- O própolis também tem papel importante no processo de desintoxicação e pode ser usado em sucos ou em água.

- Os cereais integrais como o arroz integral, quinua integral e o painço são boas fontes de vitaminas do complexo B, por isso auxiliam no processo de detox. Devem aparecer nas três principais refeições.

- Para melhorar a digestão a dica é usar no suco a hortelã ou ainda o gengibre.

- O clássico suco de abacaxi com hortelã é excelente. A pessoa pode optar também pelo chá de hortelã que terá efeito similar.

- Maracujá com gengibre também é uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário