sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saúde dos Ossos


Nem só de cálcio vive a saúde dos ossos.
A boa formação e a conservação também dependem da vitamina D e de outros ítens igualmente importantes.
O cálcio é fundamental para a saúde óssea, sendo um dos seus principais integrantes. A vitamina D ajuda na absorção deste mineral pelo osso.
Além de encontrada nos alimentos, a vitamina D pode ser produzida pela ação do sol na pele - basta se expor aos raios diariamente, de 10 a 15 min, pela manhã.
Os ossos conseguem atingir a máxima densidade e força dos 25 aos 35 anos, e quem está nessa faixa etária deve aproveitar para 'arrecadar' a maior quantidade de cálcio possível, através do leite e seus derivados, vegetais verde escuros, peixes enlatados com espinha, algumas oleaginosas (como amêndoas e gergelim) são as principais fontes.
Depois dos 40 anos, e principalmente para a mulher na menopausa, os cuidados devem ser redobrados, pois há um processo natural de perda óssea pelo organismo.
A osteoporose, tão comum na terceira idade, e caracterizada por essa perda de cálcio, deixa a pessoa ainda mais suscetível a fraturas.
.
Além da alimentação, a prática de exercícios regulares e de baixo impacto (caminhadas, natação, corrida leve) produz efeitos positivos na prevenção da osteoporose e na boa saúde do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário