quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Poderes da SOJA


Nutritiva e atuante na prevenção de doenças, a soja pode ser grande aliada tb na perda de peso.
É um dos alimentos mais ricos, super presente na culinária oriental e um dos segredos do bem-estar e da longevidade dos nipônicos.
O Brasil é um grande produtor de soja, mas os nativos ainda não consomem com entusiasmo - os orientais utilizam 50 vezes mais!
De origem vegetal, a soja contem uma grande quantidade de vitaminas, proteínas e minerais e é ótima no controle do colesterol e, com isso, ajuda a prevenir problemas cardíacos.
Para as mulheres, a soja oferece mais q nutrição e saúde: auxilia nos sintomas de menopausa pois é rica em isoflavona (substãncia q tem fito-hormônios, como o estrógeno). Essa substância substitui a falta do hormônio na menopausa e, assim, atenua seus sintomas.
A soja tb previne a osteoporose, pois é constituída por significativa quantidade de cálcio.
Mas chegou até aqui só para saber sobre o emagrecimento?
Pois é, o fato é a capacidade da soja em produzir a sensação de saciedade, devido a alta quantidade de fibras q além de satisfazer o organismo ainda auxilia no funcionamento do intestino.
Outros estudos relacionados ao poder da soja na diminuição do peso ainda estão em andamento. Tudo leva a crer q proteína contida no grão, se comparada à proteína animal, engorda menos.
A soja é a number one na lista dos tão badalados alimentos funcionais, ou seja, aqueles q nutrem o organismo e ainda previnem doenças.
Dá uma olhada em alguns alimentos japa produzidos a partir da soja:
* TOFU: é o queijo de soja, de sabor adocicado e de 1001 utilidades culinárias e nutricionais. É de fácil digestão, tem poucas calorias, e sua quantidade de gordura saturada é quase zero.
* MISSOSSHIRO ou SOPA DE MISSÕ: consumido (e muito!) antes das refeições. É mto nutritivo e uma porção tem umas 72 calorias. O missô é produzido misturando soja, arroz e sal marinho.
* MISSÔ: pasta levemente salgada, usada como ingrediente de sopas, patês, molho de saladas e refogados.
* SHOYU: é molho de soja, mto usado no tempero de carnes, saladas e peixes. Deve ser utilizado com moderação, pois possui grande quantidade de sódio (q, se consumido em excesso, faz mal - como já postamos).
* NATTO: prato produzido a partir da soja fermentada, tem cheiro forte e gosto único (e é meio 8 ou 80: quem experimenta ou adora ou detesta). É rico em vitamina K (o q ajuda a diminuir o colesterol) e, devido á fermentação, auxilia na conservação da flora intestinal e na regularidade do funcionamento do intestino. Há quem acredite q o prato é afrodisíaco, mas aí são outros 500...

Nenhum comentário:

Postar um comentário