segunda-feira, 27 de setembro de 2010

São Cosme e São Damião



Hoje é o dia deles: São Cosme e São Damião.





Não sei o motivo, mas aqui no Sul as pessoas mal conhecem e não comemoram nem fazem referência a eles.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o dia de hoje é de festa em homenagem aos santos gêmeos, para a alegria das crianças: são distribuídos doces e guloseimas. Uma farra com direito a mtas balas, pirulitos, docinhos e maria-mole.

Reza a lenda q eles foram martirizados na Síria, mas é desconhecida a forma como morreram.

Alguns relatos dizem q eram da Arábia, mas filhos de pais cristões, e se chamavam Acta e Passio.

São várias as versões sobre a dupla, mas nenhuma comprovada: que eram irmãos bons e caridosos, foram jogados de um despenhadeiro, noutra q haviam sido afogados mas salvos por anjos, noutra versão quase foram queimados e em outra, apedrejados.

Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. A partir do século V os milagres de curas atribuídos aos gêmeos fizeram com q fossem considerados médicos.

No Brasil, em 1530, uma igreja de Pernambuco os consagrou padroeiros e, nos dias 27 de setembro, os templos da religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e desenhos.

No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças e q agilizam qq tipo de pedido em troca de doces e gostosuras. O nome Cosme significa "O enfeitado" e Damião é "o popular".

* Padroados: Farmacêuticos, Faculdades de Medicina, Barbeiros e Cabeleireiros

* Protege: as doceiras, as creches e orfanatos, os filhos em casa, contra hérnia e peste

Um comentário:

  1. E daí!!! Comi muitos docinhos pra homenagear o dia de Cosme e Damião!!! Claro que me aproveitei e abusei...mas ainda bem que não é sempre!!! bjs e continuem com o blog, ele está ótimo!!! Elis Souza.

    ResponderExcluir