segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Intolerância Alimentar


Você é daquela turma q não começa o dia sem um bom café com leite & pão com manteiga?


Pois esse café da manhã tão comunzinho é intolerável pra mta gente.

Um em cada 200 brasileiros é celíaco, ou seja, não suporta o consumo de glúten (substância presente no trigo e alguns cereais).

A ingestão de laticínios é um problemão para um em cada 4 adultos no país.

Já a fenilcetonúria (intolerância a certas proteínas) afeta um em cada 10 mil recém-nascidos.



Que dificuldade, hein?

Imagina como era no tempo da vovó? Medicina menos evoluída, falta de opções nas prateleiras dos mercadinhos, ignorância...

Sem tratamento adequado, essas doenças podem virar um problemão.


Sorte a nossa q os tempos são outros!



* Intolerãncia ao Glúten:

O glúten é a principal proteína presente no trigo, na aveia, centeio, cevada e no malte. Geralmente a doença celíaca aparece na infância, mas pode se manisfestar em outras épocas tb. A intolerãncia induz à produção de anticorpos ao glúten, q agridem as paredes do intestino delgado e o impedem de absorver os nutrientes do alimento.

> Sintomas: diarréia crônica, desnutrição, falta de apetite, emagrecimento, anemia, barriga inchada, vômito, apatia, pernas e braços finos, osteoporose e por aí vai.

> Tratamento: dieta isenta de glúten, restrição total aos carboidratos. Nada de pães, bolos, macarrão, cerveja, vodca, uísque. Fique de olho nos rótulos e embalagens dos alimentos e busque opções isentas de glúten.

> Se ingerir glúten: agravamento dos sintomas, anemia, câncer no intestino, osteoporose, abortos, desnutrição aguda e até morte.




* Intolerãncia à Lactose:

Impossibilidade de digerir leite e derivados, se manifesta em 2 casos: pessoas q não produzem a enzima lactase OU a produzem em quantidade insuficiente para realizar a digestão da lactase. A falta ou a deficiência faz com q, ao chegar no intestino grosso, a lactase não seja absorvida pelo organismo.

> Sintomas: diarréia, constipação, barriga inchada, gases, arrotos, náuseas e cólicas (geralmente uns 30 min a 2h após ingerir lactose)

> Tratamento: dieta isenta de lactose. Assim como o glúten, hoje existem opções de alimentos sem lactose na sua composição.

> Se ingerir lactose: desidratação, continuidade e agravamento do quadro.




* Fenilcetonúria:

Incapacidade de metabolizar o aminoácido fenilalanina, presente em proteínas como carnes, ovos, leguminosas e alguns cereais. O aminoácido se acumula no sangue e nos tecidos e, por ser tóxico, ao atigir o cérebro gera deficiência mental e outros problemas.

> Sintomas: o diagnóstico deve ser preventivo, logo após o nascimento do bebê, pois os danos provocados são irreversívies.

> Tratamento: tb não tem cura, fique atento aos alimentos.

> Se ingerir: atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência mental, comportamento agitado ou padrão autista, quadro convulsivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário