domingo, 5 de setembro de 2010

Churras




"Domingo quero te encontrar / E desabafar todo o meu sofrer / Estar ao teu lado, esquecer de tudo / Tudo o q o amor até hoje nos fez sofrer /
Pagodinho clássico do SPC em qq churrasquinho ...


Mas vamos pra um assunto mais gaudério! O CHURRASCO.


Hoje é o último dia da 33ª Expointer aqui em Esteio, na grande POA (RS). É uma baita feira de agronegócio, que atrai participantes do Brasil e dos países aqui do 'costado', e aberta ao público q bate em mais de 600 mil visitantes.

Por alguns cantos da Expointer ainda se vê 'o verdadeiro churrasco', feito no chão, macanudo tipo o da foto - mas aí já são outras histórias.


Pois o Régis Trevisani comanda o restaurante do núcleo de criadores de Hereford na Expointer, tem mais de 30 anos na frente de churrasqueiras profissionais e é ele, juntamente com o assador Nico, q passa as rédeas pro leitor(a) se tornar profissa na arte de um bom churrasco.

1) Do Calor: a churrasqueira tem q estar muuuuito quente - faço o fogo pelo menos 1h antes de pensar em botar a carne pra assar.

2) Do Fogo: o carvão deve ser colocado no canto da churrasqueira (e não no meio) - depois vá puxando a brasa pro outro lado.

3) Do combustível: na época do politicamente correto, o melhor é usar carvão mesmo...

4) Do tipo de carvão: tem de ser SEMPRE seco.

5) Da carne: deve ser colocada ao lado do fogo, as chamas jamais devem pegar na carne, é o calor circular da churrasqueira q assa. O sal grosso deve ser passado com critério para proteger e manter a carne hidratada.

6) Do tempo de assamento: variam de acordo com a carne e o local onde são assadas. Uma picanha, por exemplo, na grelha fica pronta em 18min e no espeto é de 12 a 15min.

7) Do espetamento: não deixe a carne solta no espeto.


Régis fala que o corte é fundamental. Um garçom q sabe cortar a carne com destreza vale euros, tanto q alguns treinados por ele hoje estão espalhados pela Europa, contratados a peso de boi gordo.


Pros amadores como eu, essas dicas são poucas.
Mas dá pra se aperfeiçoar na busca pelo churrasco perfeito:















Nenhum comentário:

Postar um comentário