quinta-feira, 7 de abril de 2011

Pilates


Pra quem acha q Pilates é coisa de mulherzinha ou de idoso, é hora de rever seus conceitos.




A técnica foi desenvolvida por Joseh Pilates há 90 anos e chegou ao Brasil cativando um extenso público, em aulas para fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ajudar na prática de outros esportes.

Curiosamente, logo que foi criado, o pilates era praticado apenas por homens, com o objetivo principal de enrijecer os músculos. Mas logo em seguida as mulheres tornaram-se as principais adeptas, lotando escolas e academias, e propagando os resultados de um corpo mais saudável, rígido e definido. Atualmente os homens estão retomando o posto inicial, dividindo a preferência pelos exercícios.

Reza a lenda q a musculação é o exercício ideal para aumento da musculatura. Mas segundo especialistas no pilates, na musculação o indivíduo pode comparecer até 7 vezes na semana e alternar os segmentos do corpo, já o pilates geralmente as pessoas só fazem 2 vezes por semana. Se houver adequação, os resultados podem ser otimizados, seja através de aparelhos, molas ou bolas.

Nas aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular. Os exercícios contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho, e ainda geram o chamado "equilíbrio muscular".

O pilates é positivo tb para quem já é praticante de esportes, como natação, vôlei, futebol, etc. (estas atividades necessitam de alongamento, mobilização e força abdominal), e a prática  melhora o que os especialistas da área chamam de "consciência corporal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário