quinta-feira, 14 de abril de 2011

Insônia

A revista Vida Natural traz um baita artigo sobre o problema da insônia, além de noticiar q  43% da população brasileira não descansa a mente e o corpo durante o sono.




Segundo Regina Pastore, consultora e palestrante em qualidade de vida, o momento do sono é muito importante para manter a saúde do corpo e da mente. Mas muitas vezes quando chega a hora de dormir, a mente não desliga e o corpo não relaxa.
Então, o que fazer para tornar este momento agradável?

* Procure resolver o máximo de problemas durante o dia. Conscientize-se de que a noite é o momento de repouso total.
* Estabeleça uma rotina com horário regular para toda a família.
* Uma casa silenciosa contribui para um sono tranquilo. Desligue a televisão, o rádio, o computador...
* O quarto deve ser confortável, arejado e escuro. A preparação para um sono tranquilo pode seguir um ritual. 
* Pratique ioga na cama todas as noites. Faça da seguinte maneira: deite-se e deixe os pensamentos negativos de lado. Inicie um relaxamento e mentalize: "Meus pés, ventre e peito relaxam. Minhas pernas, braços e mãos estão soltos. A coluna está descontraída. Estou aliviando as tensões dos ombros, pescoço, nuca e cabeça. Sinto meu couro cabeludo relaxado e minha fisionomia serena. Relaxo o centro da testa, as pálpebras e os lábios". Após este passeio pelo corpo, pratique a respiração abdominal: quando o ar entra, o abdome sobe; quando o ar sai, ele desce.
* Se acordar no meio da noite, continue praticando a respiração até se acalmar.




> Algumas outras dicas para dormir na boa:

* Relaxe a língua! A técnica é recomendada pelo médico Dr. Richard Shane, membro da Academia Americana de Medicina do Sono. Segundo ele, precisamos relaxar para dormir. Quando estamos tensos, pressionamos a língua no céu da boca inconscientemente. Tirar a tensão desse músculo ajuda a descansar também a cabeça, o pescoço e até o tórax.

* Não deite com fome, procure fazer alguma refeição leve: um copo de leite morno com uma colher (chá) de mel ou com duas colheres (sopa) de granola, ou uma xícara (chá) de chá de camomila e duas torradas integrais com uma fatia de queijo.

* Evite ingerir bebidas alcoólicas. A eliminação do álcool durante a noite irá atrapalhar seu sono.

* Pratique exercícios físicos, mesmo que seja uma caminhada, de 4 a 6 horas antes dormir.



> Terapias contra insônia: ajudam a minimizar possíveis causadores da dificuldade de cair no sono, sobretudo o estresse:

* Homeopatia: como nessa técnica o paciente é visto em sua totalidade - física, psicológica e social -, fica mais fácil tratar a insônia, já que ela pode envolver todos esses âmbitos.

* Fitoterapia: substâncias derivadas das plantas, como passiflora, valeriana e tília, servem como calmantes naturais

* Aromaterapia: os óleos essenciais mais indicados são de bergamota, camomila, lavanda e cedro. O óleo vegetal de calêndula também é boa opção. Misture três gotas de óleo essencial com 1 colher (sopa) de óleo vegetal e massageie o corpo. Se preferir inalar, coloque de três a cinco gotas em um recipiente com água quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário