sexta-feira, 1 de abril de 2011

Ovos de Páscoa especiais

Os dias q virão são sempre meio tensos para quem sofre com a intolerãncia ao glúten ou à lactose. Mas as grandes marcas dão um help e já fabricam ovos de chocolate sem estas substâncias.

Os problemas mais comuns são a intolerância à lactose, ao glúten, diabetes e também quem não ingere produtos de origem animal, como os vegans. Mas a indústria tá de olho e não deixa a vontade escapar!



A alfarroba, por exemplo, é uma boa opção para quem não pode comer chocolate. Possui sabor semelhante ao chocolate tradicional, mas com quantidade inferior de calorias e um teor de gordura bem baixo. Ela é uma espécie de vagem, que quando é triturada, se torna uma farinha, que substitui muito bem o cacau. Por não terem lactose e glúten na sua formula, os doces de alfarroba podem ser consumidos por pessoas com intolerância a essas substâncias.


Para quem tem alergia à lactose, há opções de ovos sem leite, como o Nestlé Classic Zero e o Sollys, com soja e 0% de colesterol e 0% lactose. O tablete da Cacau Show também não tem lactose e possui 52% de sólidos de cacau. A Ovelbra possui uma linha especializada em chocolates orgânicos como o tradicional ovo Chocosoy que pode ser encontrado em dois tipos: Chocosoy Tradicional e Chocosoy Diet. A Lugano também possui opções de chocolates sem lactose.


Para quem está de dieta ou que não pode comer grande quantidade de açúcar, a Nestlé tem o ovo Nestlé Classic Diet (que tem o selo da Associação Nacional de Assistência ao Diabético, ANAD). A Lacta tem o ovo Lacta ao Leite Diet, uma ótima opção para quem não pode comer muito doce. Outra tendência é o recheio de frutas , que além de ter pouco açúcar, possui também baixíssima taxa de gorduras. A Garoto lança o ovo Garoto Frutas, que possui bombons sabor banana, damasco, figo, ameixa, e o novo sabor amora, todos com cerca de 50 kcal por unidade.






Já postamos sobre o assunto, mas não custa esclarecer:

* Intolerância à lactose:  lactose é o açúcar do leite. A falta ou a deficiência na produção da lactase faz com que a lactose chegue ao intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. As pessoas que tem intolerância à lactose, geralmente, sofrem com diarreia, distensão abdominal, gases e náuseas. Esta doença, infelizmente, ainda não tem cura, mas os sintomas podem ser tratados - principalmente, evitando o consumo de leite e seus derivados. Por isso, é importante que as pessoas intolerantes não comam o chocolate normal, pois ele é feito com leite. Outra opção de tratamento é o uso de cápsulas de lactase, um suplemento que auxilia na digestão da lactose.

* Intolerância ao glúten: o glúten está presente na maioria dos biscoitos, massas, pães e doces. Quem tem intolerância ao glúten não pode comer alimentos que contenham trigo ou qualquer derivado dele. O corpo do alérgico não é capaz de digerir o glúten, porque a enzima que é responsável por isso está inativa ou ausente. O principal tratamento é eliminar completamente alimentos que tenham glúten. Perda de peso, diarreia e anemia são alguns dos sintomas de quem sofre com este mal.


Fonte: portal Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário