segunda-feira, 20 de junho de 2011

Umidade ARGH!

Nessa época do ano a coisa começa a complicar aqui em Poa: a temporada de chuvas  aumenta os problemas causados pelo excesso de umidade - roupas q não secam, mofo, manchas na pintura das paredes e forros, uma função.
Pra ter ideia, por aqui chove desde quinta e a previsão é de q continue até o fiunal desta semana! Socorro!


Ensolação, ventilação e climatização artificial são os 3 principais fatores que podem ajudar a evitar problemas de umidade, diz a coordenadora de pós-graduação em Arquitetura de Interiores da Uniritter, Maria Isabel Marocco Milanez.
A ensolação natural é a ideal para manter o equilíbrio de temperatura entre os ambientes interno e externo, mas a arquiteta alerta que cômodos que recebam muito sol também são propensos a problemas.

Climatização:
Quando está muito quente dentro de casa em um dia de inverno, a umidade do ar condensa nas paredes frias, dando a impressão de que elas estão "suadas". Uma das medidas evitar o problema é resfriar o ambiente interno. Outra, que serve para qualquer temperatura, é manter o ar do ambiente o mais seco possível.
Outra sugestão é usar desumidificadores, aparelhos feitos para tirar a umidade do ar.



Ventilação:
O ideal é que o imóvel tenha aberturas voltadas para a direção de onde vem o vento predominante de cada região. É importante abrir janelas em diferentes cômodos, permitindo a circulação do ar. Mas atenção: como o ar da rua, muitas vezes, também é úmido, o melhor horário para deixar o vento entrar é entre 10h e 15h.


O que fazer com paredes mofadas?
O primeiro passo é identificar a infiltração. Bolhas, manchas e "suor" nas paredes são um indício de que algo está errado. Maria Isabel explica que a localização do problema poder indicar sua origem: se está na parte superior da parede, é provável que a umidade venha do telhado ou da calha, por exemplo. Manchas próximas ao piso sugerem problemas na impermeabilização da fundação. Para bolhas no meio, as hipóteses óbvias são infiltração da rua ou algum cano quebrado.


A recuperação da parede com infiltração requer que se raspe a tinta e se faça um tratamento contra umidade, para que o problema não volte. O processo inclui impermeabilização externa e interna, sendo que esta última pode ser feita com materiais como a manta asfáltica, por exempl No final vêm as demãos de selante e tinta acrílica antimofo na parte de dentro.


A arquiteta da Uniritter ainda aconselha atenção especial aos rejuntamentos, de material poroso e que também são fontes de infiltração, comumente em edifícios.

Fonte: Portal Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário