quarta-feira, 8 de junho de 2011

Inverno + Peeling

O Peeling é o tratamento estético mais oferecido no Brasil, e  é um dos preferidos dos médicos por oferecer resultados positivos, rápidos e seguros. Remove as camadas mortas da pele, estimulando a renovação celular.
Apesar de haver diferentes tipos de peeling, com intensidades diferentes, o inverno é a época preferida pelos profissionais de beleza para o procedimento devido à menor exposição solar.

A seguir, algumas informações e dicas sobre o Peeling:
1. O tratamento consiste na retirada de uma camada superficial de pele, que, devido à rápida capacidade de reprodução, logo se regeneram, e assim a pele ganha novo aspecto.

2. Peeling pode ser feito na pele do rosto e também na do corpo.

3. Segundo a médica dermatologista Irene Dantas, da Clínica Dicorp, entre os benefícios que podem ser conseguidos no rosto com a técnica estão redução da oleosidade, diminuição de cicatrizes causadas por acne, clareamento de sardas, manchas de sol e manchas provocadas pela idade, além da redução de rugas finas e marcas de expressão, melhorando consideravelmente a textura e a aparência da pele.

4. No corpo, o principal benefício é o de disfarçar a aparência de estrias.

5. O procedimento deixa a pele, principalmente a do rosto, extremamente sensível, o que proíbe a exposição ao sol. Por isso o inverno é considerado a melhor época devido aos dias pouco iluminados, ideal para recuperação da pele.

6. O peeling pode ser físico, químico ou a laser. Mas é possível combinar mais de uma técnica no tratamento.

7. O químico é feito por meio de aplicações de ácidos como o retinóico, salicílico ou fenol.

8. O peeling físico é feito com técnicas de esfoliação, manualmente ou com aparelhos.

9. O peeling a laser provoca na pele uma espécie de queimadura uniforme para estimular a renovação celular. Não é indicado para peles morenas, pois as manchas causadas pelo tratamento levam mais tempo para desaparecer.

10. O peeling pode ser superficial, médio ou profundo, porém somente o médico pode indicar o grau de intensidade, visto que existem alguns fatores que devem ser considerados como idade, textura atual da pele, entre outros.

11. Entre os peeling físicos, há o "microdermoabrasão", também conhecido como peeling de cristal, feito com microcristais de óxido de alumínio, indicado para reduzir pequenas rugas e manchas e melhorar a textura da pele. "É muito utilizado, pois ficou consagrado como 'Lunch peel' (peeling de almoço), ou seja, o paciente pode realizar e voltar para suas atividades sem marcas", afirmou o dermatologista Marcelo Bellini.

12. Outra técnica de peeling físico é a "dermoabrasão", mais profunda, feita com uso de lixas de alta rotatividade, capazes de remover cicatrizes e até mesmo tatuagens.

13. Os superficiais podem ser realizados com intervalos semanais, num total de 5 a 6 sessões de acordo com o tipo de pele do paciente. É indicado para reduzir poros aparentes, linhas de expressão, potencializar efeito dos clareadores de uso domiciliar e reduzir marcas de acne. Não há necessidade de afastamento das atividades diárias, não requer preparo da pele. Além disso, o uso de protetor é indispensável, e o afastamento de praias, piscinas, exposição ao ar livre durante o tratamento e até 15 dias a última sessão.

14. Produtos naturais também são populares entre os peeling oferecidos em clínicas de todo o País, como o Gommage de mel, feito com mel silvestre e própolis. É indicado para a retirada de células mortas e hidratação corporal e tem ação bactericida.

15. Entre os peelings químicos superficiais, o mais utilizado é o à base de ácido retinóico, nas concentrações de 3%, 5% até 7%. É aplicado após higienização da pele em todo o rosto. O paciente vai para casa com o produto (máscara) e permanece por quatro a seis horas de acordo com a orientação médica, lavando logo na sequência¿, diz Bellini. É indicado para revitalização do aspecto da pele, redução das linhas de expressão, fechamento de poros e clareamento de manchas. Podem ser feitas de 3 a 4 sessões com intervalos de 15 a 20 dias. É proibido tomar sol até 20 dias após a última sessão.

16. Também muito populares são os peeling para clareamento da pele, que fazem uso de diversos produtos, como ICP, cosmopeel, cosmelan, obagi, entre outros), ou de uma mistura de ácidos e clareadores (kójico, fítico, hidroquinona, licorice, entre outros). São aplicados em consultórios dermatológicos em altas concentrações e devem permanecer sobre a pele por cerca de 6 horas. Após uma semana, o paciente inicia manutenção em casa.

17. Um dos produtos mais populares entre os peeling químicos é o ácido salicílico, indicado para tratamento da acne, tanto do rosto, como das costas, peito e nádegas, mudando apenas a concentração da substância. São realizadas de 4 a 5 sessões com intervalo de 15 dias. O paciente deve ter cuidado com o sol durante o tratamento e 15 dias após última aplicação.

18. O ácido glicólico também é bastante utilizado para deixar a pele mais macia e sem manchas. Em baixas concentrações, pode ser feita em qualquer época do ano, pois o ácido glicólico não é fotossensível. Mas alguns cuidados após a aplicação são indispensáveis, como não puxar a pele que está soltando e evitar tomar sol antes e após o tratamento. Em geral, a sessão dura cerca de 20 minutos.

19. Os ácidos podem ser combinados com peeling mecânicos. Por exemplo, para o tratamento de estrias, é indicada a microdermoabrasão seguida da aplicação de ácido retinóico. Na sequência, a região da pele é coberta com filme plástico durante seis horas. São necessárias entre 5 a 6 sessões com intervalo de 15 dias.

20. Os peelings superficiais em geral são indolores.

21. Os peelings químicos de média intensidade provocam descamação e vermelhidão intensas e o paciente precisa afastar-se das atividades por cerca de uma semana. A exposição solar fica proibida por 40 dias.

22. Entre os mais utilizados estão o ATA (ácido tricloro acético a 35%) e o glicólico a 70%. É necessário preparar a pele 15 dias antes com fórmula clareadoras e é aplicado anestésico tópico local cerca de 30 minutos antes da sessão, para redução de desconforto e queimação. Após a sessão, o paciente deve aplicar pomada com corticoide e antibiótico. Os resultados aparecem após uma ou duas sessões, feitas com intervalo de dois meses, principalmente para rejuvenescimento e cicatrizes de acne.

23. Para saber qual peeling é indicado para seu problema, converse com um dermatologista de sua confiança e nunca entregue sua pele e saúde nas mãos de qualquer profissional.



Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário