quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dieta do Chocolate

Ah, tá!
É tudibom saber, em meio à dieta calórica provocada pelo frio intenso, q o chocolate pode ajudar a perder peso.
Tá no portal Bolsa de Mulher!!


O chocolate costuma aparecer no top 10 dos inimigos da balança. Mas a  sensação de prazer e a redução da ansiedade proporcionada  podem ser a chave para manter o equilíbrio mental e o ânimo, e ainda deixar o corpo em dia sem se privar do que é gostoso.

Comer chocolate pode ser um ato saudável se incluído em uma dieta equilibrada, já q possui diversas características nutricionais benéficas. A nutricionista da Unifesp Camila Leonel atesta: "Quando o chocolate é consumido, há a liberação de endorfina, que propiciade imediato a sensação de prazer. Além disso, o cacau possui nutrientes como ateobromina e a feniletilamina, relacionadas à melhora do estado emocional".

Mas como nem ts são flores no doce reino do chocolate, o status de vilão se deve às gorduras saturadas que o compõem. Os chocolates com maior teor de cacau são os que têm maior valor nutricional e menor índice de gorduras ruins, contribuindo para a sua saúde cardiovascular. Quanto maior o teor de cacau, mais poderosas serão suas propriedades antioxidantes, que ajudam a reduzir os radicais livres na corrente sanguínea - o cacau puro é rico em flavonoides e polifenois, potentes antioxidantes.

É inegável q um chocolatinho é capaz de dar um up na nossa  autoestima. O sabor doce trabalha muito a sensação do prazer, do alívio, do bem-estar. Essa sensação libera a serotonina, um neurotransmissor que ajuda a reduzir a ansiedade. Pode beneficiar a mulher que sofre de TPM, por exemplo!

A característica nutricional mais conhecida do chocolate é ser fonte energética. Assim, funciona como combustível do corpo para exerceratividades físicas, essencial para uma dieta eficaz.

Mas é claro que td depende de uma alimentação balanceada e regrada - a determinação de quanto é preciso  consumir de calorias e nutrientes ao longo do dia depende de sexo, faixa etária, peso, estatura, nível de atividade física e condições especiais.
Ainda que contem todas essas variáveis, a média diária de consumo não deve ultrapassar os 15g, sempre depois do almoço ou no lanche da tarde, q são os momentos em que as propriedades do chocolate irão auxiliar melhor o funcionamento do corpo.

Credincruiz se atracar num chocolate à noite!!  Não dá tempo de queimar a ingestão calórica antes de dormir.
Outro porém é em relação ao chocolate branco, trufas e cupcakes. O chocolate branco é feito da manteiga de cacau, ou seja, muito mais calórico. O chocolate preto possui muito mais proteínas. Nos bombons, o problema está nos recheios, repletos de creme de leite, corantes, açúcar em excesso e gorduras. O ideal éuma barrinha de chocolate preto pura.

Em termos de composição, uma barra de chocolate (30g) contém em média 150 calorias e entre 2g e 3 g de proteína (sempre lembrando q há diferentes tipos de chocolate).
Quanto mais cacau, menor será o desejo de consumir açúcar. Nesta categoria estão incluídos os amargos. O Chocolate diet, ao contrário do q se ouve por ae, apresenta mais gordura do que os convencionais - e é com isso mais calórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário