terça-feira, 7 de junho de 2011

Anvisa X Ração Humana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje um laudo técnico vetando a utilização da denominação "ração humana" por parte dos fabricantes.
Tb proibiu a indicação de que o produto teria propriedades medicinais, informação contida em grande parte dos rótulos.



No entanto, a Anvisa liberou o uso de informações de que o composto faz bem para a saúde, como, por exemplo, que melhora o funcionamento do intestino - mas os fabricantes terão que apresentar estudos que comprovem essa característica.

A Agência acredita que o nome do suplemento poderia induzir o consumidor a acreditar que trata-se de um alimento completo, com todos os nutrientes necessários para a saúde.
A nutricionista Graziela Parisotto explica que, apesar de rico em cereais, fibras e outros elementos, a "ração humana" é só um complemento para as refeições.
As "rações" usadas com a orientação de um profissional fazem bem, mas se a pessoa passar a usar só a "ração", poderá ter problemas como déficit calórico, anemia, etc.

Geralmente feitas de sementes como linhaça, aveia, quinua e farinhas em geral, as "rações" são ingeridas juntamente com iogurtes, sucos, saladas de fruta ou bolos, e podem ser compradas prontas ou feitas em casa.

Cuidado com as rações industrializadas: algumas contêm aditivos q, para certas pessoas, podem causar efeitos colaterais.
É preciso sempre ler os rótulos, pois há pessoas que apresentam certas restrições. Um diabético deve cuidar para q a "ração" não tenha muito açúcar; um hipertenso, guaraná em pó ou cafeína, que aumentam a pressão; e assim por diante.


A ração é um complemento - nada substitui uma refeição completa (equilibrada e nutritiva), lembre-se disso!


Fonte: portal Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário