quinta-feira, 14 de julho de 2011

Inverno X Alimentos

Sabia q existem  alimentos q deixam o corpo mais propenso a contrair doenças no inverno?
"As pessoas tendem a criar e a manter um ambiente sanguíneo mais ácido, tornando o organismo mais suscetível a determinadas doenças e ao aparecimento mais frequente de gripes e resfriados”, diz Priscila Spiandorello, nutricionista funcional de São Paulo.



O q evitar???
* Açúcar branco: evite sempre, seja puro ou em doces, refrigerantes, bolos, tortas e guloseimas. O uso regular de grandes quantidades de açúcar branco produz perda de cálcio e magnésio, entre outros nutrientes. Isso afeta de modo crônico e constante o nosso sistema imunológico. O açúcar branco deve ser substituído pelo açúcar mascavo orgânico ou pelo mel, sempre em quantidades moderadas.

* Carnes vermelhas e embutidos: ambos produzem diversos ácidos e reações ácidas no organismo, como ácido oxálico, ácido úrico, além de toxinas redutoras da imunidade. O ideal é dar preferência ao consumo de carnes brancas, proteínas vegetais, frutas oleaginosas e leguminosas.

* Leite e derivados: principalmente o leite de vaca, rico em caseína (proteína indigesta), produz ácido lático e gera mucosidades em excesso, o q causa enfraquecimento das defesas orgânicas. A dica é substituir por leite de soja ou outros leites vegetais. Como fonte de cálcio, prefira as verduras e os feijões.

* Farinha branca: o pão branco e as farinhas de trigo brancas, não integrais, fermentam e produzem mucosidades, além de serem pobres em proteínas, vitaminas e minerais essenciais - a ingestão constante enfraquece o organismo.

* Frituras, salgadinhos, guloseimas e fast food: são responsáveis por grandes desequilíbrios orgânicos e muitas doenças, como diabetes, obesidade e pressão alta.

O q reforçar??
Uma vez que o excesso de açúcar branco, carnes vermelhas, embutidos, leite e seus derivados, farinha branca, frituras, salgadinhos, guloseimas e fast food foi eliminado da dieta do inverno, é obrigatório incluir alguns itens na alimentação para turbinar o sistema imunológico.
A variedade e uma alimentação o mais natural possível, com frutas, verduras e legumes, tem o papel de regular as funções químicas e fisiológicas do corpo. Isso melhora o funcionamento de todos os sistemas do organismo, inclusive o imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário