![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2sPmcJzJBGngfMUZF3V-9OYyyg3Zgpn5sO2VukcmhvvESaCKCbxw0GOdhLg3SpZcwserTidf-Ih8oV_TOspluPtEo1WFXNi5fbi_DxNH6WkGgWwNh7DVgUpi_7Ng2UDRxinISXfQVOQ8/s400/vestido-gibi.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-07Pw6dxQNp6LFvRhyFLYBUk1Dq0aHZojlkuryach7YxvFMpuvKfRkIPlB8zCrqlq59zessQQUuO2nC2nz5rytQhkfvqqfXUXyyFLboDImWwY0OJKQEQddkI-gP_VShZAMa0v0DMRPv4/s400/morro.jpg)
No jornal Zero Hora de ontem, na coluna do Xico Gonçalves, o papo era o "Upcycling" (a 'valorização do ciclo' numa tradução livre).
Nada mais é do q a reciclagem e o reaproveitamento de materiais na finaleira (já gastinhos, q tão dando 'os doce') transformando em algo novo e geralmente sem gerar subprodutos nocivos ao meio ambiente.
Garrafas PET, por exemplo, viram roupas, bolsas, móveis e objetos diversos.
Roupas fora de moda ou q vão ser descartadas podem ser customizadas: pregar um botãozinho diferente, tingir aquela calça clara, tranformar o vestidão em blusa, cortar a saia e aplicar uma estampa, mil coisas.
Isso é Upcycling, o consumo consciente, o reaproveitamento de materiais, a transformação do usado com vistas à sustentabilidade.
Como a moda reflete a atitude, mto se fala q para continuarmos vivendo do q o planeta tem a oferecer, precisamos transformar os nossos padrões de consumo.
O planeta Terra precisa hoje de quase 18 meses para repor o q a gente consome em uma ano. E o vestuário tb é responsável pela degradação do ambiente, a indústria têxtil está entre as 4 que mais consomem recursos naturais.
Exemplo?
Para fabricar UMA calça jeans é consumida a mesma quantidade de água q uma pessoa precisa para viver por um ano.
Consumo Consciente?
* Invista em qualidade, nunca em quantidade (geralmente bons produtos duram mais).
* Nada de comprar por impulso. Antes pare, reflita se realmente precisa e pense se não tem algo similar no armário.
* Aposte no básico/clássico e fuja das extravagâncias (cortes e cores exagerados), q podem virar peças datadas e fortes candidatas ao lixo. Ouse nos acessórios.
* Os tecidos de meia-estação são versáteis e podem ser usados durante quase o ano inteiro, bem como a microfibra, as fibras naturais ou as mescladas.
* Adote os amassados, aqueles tecidos q não precisam do ferro elétrico.
* Cores que não sujam fácil não precisam de lavagens constantes (preto, bege, marrom, marinho, cinza, etc).
* Privilegie grifes preocupadas com a sustentabilidade e focadas em boas práticas de produção.
É o q faz o Clube de Reciclagem Morro da Cruz, de Poa, q trabalha com o reaproveitamento de materiais para a produção de roupas super descoladas, bonitas e originais.
Tem maravilhas!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário