sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Calor X Alimentos


Bé, com o calor q começa a apertar, é fundamental redobrar os cuidados com a conservação dos alimentos!



Intoxicações são mais frequentes nesta época do ano, devido à proliferação de bactérias. As doenças de origem alimentar podem causar distúrbios gástricos, tais como vômitos, diarréia, febre e desconforto abdominal (ou ainda pior: um combinado de tudo isso).


Para fugir do problema, é bom ficar de olho no armazenamento, prazo de validade, higiene e preparo correto dos alimentos. Tb deixe de lado o famoso 'pé sujo', aqueles restaurantes e lancherias piriguetes, sem condições adequadas de limpeza e temperatura. Nos armazéns de bairro (aqui em Poa isso é mto comum, graças!) e supermercados, banque a fiscal do Sarney (lembra?) e olho vivo na refrigeração dos balcões, na aparência das embalagens, na higiene dos profissionais e no manejo adequado do alimento.




Xô intoxicação!


* Peixes, carnes, ovos e laticínios devem ficar na geladeira até a hora de serem usados.

* De preferência, congele as sobras q serão reaproveitadas, ou guarde-as em local mais frio da geladeira e utilize na próxima refeição. Mas o ideal ainda é servir & consumir logo após o preparo.

* Lave bem os utensílios depois de usar. Facas de carne devem ser lavadas em água quente.

* Evite lanchinhos de vendedores ambulantes ou barracas de praia (q eles não escutem isso!), principalmente aquelas expostas ao calor, sol direto, bactérias em franca proliferação...

* Aproveite o verão para consumir mais frutas, verduras e legumes, carnes magras e alimentos integrais. Faça refeições mais leves. Abuse da água mineral, da de côco, e dos sucos in natura.

* Sanduíches? Prefira os 'mais magros', com peito de peru, frango, etc. E xô maionese, ainda mais as caseiras.

* A manipulação dos alimentos deve ser feita com as mãos limpíssimas e dê preferência ao uso de luvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário