![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKtjoSenF7ruVQy7UbbPb18IH5Ve5N-b9tZ4Kh9sZqmDGkEb-qMksz5Fu4_UAzj09IDOGULIgqYRQ4s0SutP7KpiPotWGIyH0H8Hpg_8vmBulZm0sG9N2hIm-KiJdjIStvMWMjfwy2-BA/s400/emailguaranajesus.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjl0RdCBFJIYtRLB6STW-FKWGRWN4hXheBM6s-jcPBuoO1XmxXnFYLQtRubg9X7uvL8UyOSQn62p_pP9BtG3Yl2u4QJ59A3u2DVlsl1_f25Afz9VMKWyl5ceced1w9yaZHYLNaNlwk4rMI/s320/guarana_Jesus.jpg)
Morro de vontade de provar o guaraná Jesus, ainda mais q ele é rosa!
Esse refri é um baita case de sucesso. Tem 90 anos de existência e tornou-se um símbolo do Maranhão (é o segundo mais consumido, perde apenas pra Coca-Cola q, aliás, é a dona da marca desde 2001).
É um fenômeno q começou local, tornou-se conhecido no Brasil e agora se espraia pelo mundo. O líquido cor-de-rosa ganhou a medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design, o Idea, a maior premiação mundial de design.
A campanha vencedora aconteceu no final de 2008, para renovar o visual da lata. A tarefa era bem complicada já q a bebida tinha fãs entusiasmados e enraizou-se no gosto popular. Com pouquíssima propaganda, tornou-se quase um símbolo cultural dos maranhenses, dando origem a um novo segmento: o guaraná rosado (comum tb no Piauí e no Pará).
Existem centenas de comunidades no Facebook e no Orkut dedicadas ao guaraná Jesus, vídeos no YouTube e por aí vai - sendo q muitos dos simpatizantes nem sequer experimentaram a bebida (a saber mto doce e com traços de cravo e canela).
Por tudo isso, renovar a lata mantendo a ligação emocional com os consumidores era uma baita ousadia.
Os publicitários decidiram, então, fazer uma campanha estadual com 3 propostas de novos desenhos para a lata e pediram votos dos fãs, via Internet, mensagens por celular, e pessoas fantasiadas com as 3 opções de latinhas passeando pelas ruas de São Luis.
O modelo vencedor lembra outro símbolo do Estado: os azulejos coloniais portugueses de São Luis.
Desde a campanha, as vendas do refri subiram 17%, um sucesso!
E o nome do guaraná?
É o mesmo do seu criador, o farmacêutico Jesus Norberto Gomes - q por sinal era ateu e foi excomungado. Ele tentou fabricar um remédio, a fórmula deu errado, mas os netos adoraram o xarope docinho...
E o resto é história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário