segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Moda Sustentável




No jornal Zero Hora de ontem, na coluna do Xico Gonçalves, o papo era o "Upcycling" (a 'valorização do ciclo' numa tradução livre).

Nada mais é do q a reciclagem e o reaproveitamento de materiais na finaleira (já gastinhos, q tão dando 'os doce') transformando em algo novo e geralmente sem gerar subprodutos nocivos ao meio ambiente.


Garrafas PET, por exemplo, viram roupas, bolsas, móveis e objetos diversos.

Roupas fora de moda ou q vão ser descartadas podem ser customizadas: pregar um botãozinho diferente, tingir aquela calça clara, tranformar o vestidão em blusa, cortar a saia e aplicar uma estampa, mil coisas.


Isso é Upcycling, o consumo consciente, o reaproveitamento de materiais, a transformação do usado com vistas à sustentabilidade.

Como a moda reflete a atitude, mto se fala q para continuarmos vivendo do q o planeta tem a oferecer, precisamos transformar os nossos padrões de consumo.

O planeta Terra precisa hoje de quase 18 meses para repor o q a gente consome em uma ano. E o vestuário tb é responsável pela degradação do ambiente, a indústria têxtil está entre as 4 que mais consomem recursos naturais.


Exemplo?
Para fabricar UMA calça jeans é consumida a mesma quantidade de água q uma pessoa precisa para viver por um ano.


Consumo Consciente?

* Invista em qualidade, nunca em quantidade (geralmente bons produtos duram mais).

* Nada de comprar por impulso. Antes pare, reflita se realmente precisa e pense se não tem algo similar no armário.

* Aposte no básico/clássico e fuja das extravagâncias (cortes e cores exagerados), q podem virar peças datadas e fortes candidatas ao lixo. Ouse nos acessórios.

* Os tecidos de meia-estação são versáteis e podem ser usados durante quase o ano inteiro, bem como a microfibra, as fibras naturais ou as mescladas.

* Adote os amassados, aqueles tecidos q não precisam do ferro elétrico.

* Cores que não sujam fácil não precisam de lavagens constantes (preto, bege, marrom, marinho, cinza, etc).

* Privilegie grifes preocupadas com a sustentabilidade e focadas em boas práticas de produção.


É o q faz o Clube de Reciclagem Morro da Cruz, de Poa, q trabalha com o reaproveitamento de materiais para a produção de roupas super descoladas, bonitas e originais.
Tem maravilhas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário