segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Medo de Quê?


Todos temos nossos medos. Ou não?

Alguns inclusive comprometem a rotina e às vezes, de tão irracionais, chegam até a paralisar a pessoa.


Para alguns sentir medo é bom, pois nos deixa em estado de alerta e nos prepara para lutar ou fugir diante da sensação de perigo.



Existem os medos externos, vindos da realidade: dirigir com cautela por temer um acidente, fazer exercícios físicos por ter medo de doenças, olhar para os lados temendo ser atropelado ou assaltado, etc, etc, etc.


E existem tb os medos internos, frutos de nossa psique e nossas neuroses, q mtas vezes são irracionais e atrapalham demais a nossa vida.



Para o psiquiatra Leonardo Gama Filho, da Associação Brasileira de Psiquiatria, qdo o temor q sentimos de um determinado animal, objeto ou situção é tão irracional a ponto de nos paralisar, isso torna-se uma fobia.

A necessidade de tratamento depende do nível do medo e dos problemas q esse temor exacerbado ocasionam na vida das pessoas.
O medo é o sintoma, o efeito de um problema q precisa ser esmiuçado e resolvido.




O médico Tito Paes de Barros Neto, do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de SP e autor do livro "Sem medo de ter medo", afirma q as pessoas precisam enfrentar seus medos, ainda mais qdo se torna doentio e causa prejuízo em algum aspecto importante da vida (profissional, pessoal e no lazer).

Ter medo de dormir no escuro, de dirigir, de andar de avião, de lugares fechados - são alguns dos mais comuns e q causam grandes transtornos na rotina de quem sente.



O que fazer???

* Respire fundo e tente ficar calmo.

* Tente perceber seu corpo e sua mente e junte forças para enfrentar a situação.

* Concentre-se na respiração: isso ajuda a relaxar e a controlar a sensação de pânico.

* Faça perguntas bem racionais a si mesmo: "Vou deixar q uma barata me vença?".

* Reaja diferentemente, e cada vez com mais coragem, a cada situação q tiver q enfrentar o medo.

* Quem já tentou de tudo sozinho mas nada adiantou, é melhor procurar a ajuda de um profissional.

* O uso de medicação costuma ser aliado à terapia, mas só pode ser prescrito por um profissional.

* Se preferir domar a ansiedade e relaxar, existem alguns tratamentos complementares que podem ajudar, e SEM o uso de medicamentos: massagens, aromaterapia, florais, reflexologia e algumas outras opções legais e eficientes.

Um comentário:

  1. Realmente é imprescindível que tomemos consciência dos nossos medos, que tenhamos suporte para lidar com eles e vencê-los. Felizmente temos á nossa disposição o auxílio das terapias complementares!! Vamo que vamo!! Bjs!!

    ResponderExcluir