quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Dieta contra Gripe

Uma dieta nutritiva e rica em vitaminas e minerais ajuda a fortalecer a imunidade e a prevenir gripes e resfriados, além de encurtar a duração dessas doenças.
Isso ocorre porque as defesas orgânicas conseguem trabalhar de maneira mais eficaz contra esses agentes externos indesejados.



O blog Vida Saudável dá umas dicas de alimentos q contribuem para manter afastados os sintomas da gripe:

:: Água
A água hidrata o organismo, faz o transporte de nutrientes para as células e a remoção de resíduos do metabolismo. No friozinho, dá para abusar dos chás, chimarrão e sopas.

:: Alho
Ele contém uma substância chamada alicina que é antibacteriana e antiviral. Pode ser introduzido na alimentação como tempero ou, se bem tolerado, em forma de chá.

:: Brócolis
É fonte de ácido fólico, vitamina A e E. O brócolis fortalece a imunidade, protege o cérebro e previne contra o câncer, segundo um estudo da Universidade de Pittsburgh. Outros alimentos que possuem propriedade semelhantes são o espinafre, a couve e o feijão.

:: Carne vermelha
É fonte de proteína e vitaminas B6 e B12, importantes na formação de anticorpos. Frango, ovos e leguminosas também são boas fontes desses nutrientes.

:: Castanha-do-pará
É fonte de vitamina E, selênio e zinco, que retardam o envelhecimento das células e fortalecem a imunidade. Um dos estudo da Universidade de Loma relaciona o seu consumo ao baixo índice de obesidade e doenças coronárias.

:: Cogumelo Shitake
Contém lentinana, que estimula a produção e a atividade dos glóbulos brancos, defensores do organismo.


:: Gengibre
Tem poderes antioxidantes, anti-inflamatórios e atua como protetor do organismo.

:: Iogurte
Estudos científicos mostram que os lactobacilos presentes no iogurte recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

:: Laranja
A cor amarela indica que a fruta é rica em vitaminas A e C, antioxidantes naturais. Um estudo do Instituto Americano de Saúde mostrou que a vitamina C fortalece a imunidade e previne o câncer. Além da laranja, são cenoura, mamão, goiaba, damasco e beterraba também são ricas nesses nutrientes.

:: Peixes
Peixes de águas profundas, como sardinha, salmão e atum, são ricos em ácidos graxos ômega-3 e melhoram o sistema imunológico. Além disso, são anti-inflamatórias.






Nenhum comentário:

Postar um comentário