quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Colchões & Travesseiros


Uma boa noite de sono é direito de todo ser humano !

Algumas vezes a noite mal dormida passa pelo colchão e pelo travesseiro....



Quando acordamos de manhã com dor é q o colchão já está incomodando a coluna, diz Sérgio Zylbersztejn, professor da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e ortopedista da Santa Casa da Misericórdia de Porto Alegre.
O médico explica q acordar com dor não significa necessariamente problemas com a cama, mas se o colchão foi trocado recentemente, ou se é muito velho, deve-se desconfiar.


Na hora de escolher um produto novo, o melhor é seguir as recomendações das fabricantes quanto a peso e altura. Tá valendo verificar tb se o colchão tende a absorver umidade ou odores, e se os tecidos ou outras partes contêm substâncias a que a pessoa seja alérgica (alérgicos a látex não podem escolher colchões feitos com a secreção da seringueira, por exemplo).


Casais que diferem muito em peso devem tomar por referência o cônjuge mais pesado na hora de escolher a densidade. No caso de colchões de mola, quanto mais molas por centímetro quadrado, melhor.
É preciso se sentir bem com o colchão - se a cama causa desconforto, a musculatura não relaxa e traciona os ossos, ou seja, você acorda parecendo que lutou uma batalha durante a noite.

Zylbersztejn recomenda que as eminências ósseas - ou seja, as partes mais "saltadas" ou "pontudas" como joelho, quadril, tornozelo, cotovelo - não encostem em superfícies duras, pois a pressão prolongada durante o sono pode causar dor na manhã seguinte.
Quanto à posição ao deitar e ao uso do travesseiro,  o ideal é manter a posição mais normal possível.

A posição mais correta, segundo Zylbersztejn, seria de barriga para cima, com um pequeno travesseiro embaixo dos joelhos e outro, baixo, sob a cabeça. Quem optar por dormir de lado deve adotar a posição fetal e usar um travesseiro que preencha todo a altura entre ombro e orelha - pessoas com ossos mais salientes podem colocar uma almofada, também, entre os joelhos. De barriga para baixo, a sugestão é usar o travesseiro sob a barriga.





Da mesma forma que um colchão velho ou inadequado ao biotipo da pessoa, o travesseiro também pode atrapalhar uma boa noite de sono. "Se a cabeça ficar caída, ou se ficar muito para cima, o travesseiro não está adequado e pode gerar dor de cabeça e dor na cervical, por exemplo", explica Andreu Monteiro, especialista da Ortobom.


Travesseiros devem ser trocados todo ano e o motivo principal é o acúmulo de ácaros, que ocorre mesmo em produtos com tratamento antiácaro - recomendado pelo Inmetro.
Os ácaros gostam de ambientes úmidos e o travesseiro absorve umidades de suor, cabelo molhado, e até baba - além disso, esses animais se alimentam de pele, e toda noite nós escamamos no travesseiro.

Especialistas recomendam travesseiros de espuma viscoelástica - também conhecida como espuma Nasa. O material se adapta a diferentes biotipos e não deforma. Existem também as opções em pena de ganso, espuma siliconada, fibra siliconada, fibra acrílica, látex e flocos de espuma (é o modelo mais barato).

Utilizar aromas calmantes é outra forma de fazer do travesseiro um aliado para uma boa noite de sono. O bioterapeuta Pablo Rodrigo Leques Martins sugere camomila e flor de laranjeira. No inverno, o guaco e a macela são opções que além de ajudar em uma noite tranquila têm propriedades contra a tosse e anti-inflamatória, respectivamente.
O aroma de laranja doce oferece relaxamento, o de grapefruit tem atuação contra depressão, e ambos proporcionam sensação de bem estar, de vontade de viver.


O ideal, na hora de comprar, é experimentar. Deitar na cama da loja, sentir os produtos por alguns minutos, ver se vai realmente ser confortável.


Boa noite!!

Fonte: Portal Clic RBS






Nenhum comentário:

Postar um comentário