segunda-feira, 16 de maio de 2011

Alimentos & Perda de Memória

Anda se esquecendo das coisas? Isso acontece nas melhores famílias, mas qdo a memória começa a falhar insistentemente pode ser um sinal que seu cérebro precisa de mais atenção.


A perda de memória pode estar associada com determinadas doenças neurológicas, com distúrbios psicológicos, com problemas metabólicos e também com certas intoxicações. Em alguns casos a ausência de memória pode aparecer simplesmente pela falta de atenção e até mesmo pela má alimentação.

Uma boa saúde consegue-se em grande parte pelo que se come. Existem alimentos que são especialmente antioxidantes, super-vitaminados e que podem prevenir a perda da memória, afirma o geriatra ortomolecular Rogério de Oliveira.
Confira quais:


:: Gema de ovo:  é a maior fonte de colina, vitamina que faz parte do complexo B e auxilia no funcionamento cerebral.

:: Cereais integrais como arroz, centeio, gérmen de trigo, feijão e soja: são ricos em complexo B, q por sua vez possui a vitamina colina.

:: Sardinha e salmão: peixes ricos em ômega 3, gordura que auxilia no desenvolvimento do cérebro das crianças e que ajuda a manter a função cerebral em adultos.

:: Semente de abóbora: é rica em beta sitosterol que inibe a quantidade de hormônio do estresse produzido.

:: Maçã: é uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais associados à memória.

:: Vegetais de folhas verde-escuras: são as principais fontes de ácido fólico, vitamina do complexo B necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Invista no brócolis e no espinafre!

:: Azeite de oliva: vários motivos contam pontos a favor do azeite:  é rico em ácidos graxos monoinsaturados, q integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. O azeite extravirgem tb fornece 2 antioxidantes q exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E (disponível também em outros óleos vegetais, como o de girassol, amendoim e milho, além do abacate e das nozes.

Fonte: Portal Clicrbs

Nenhum comentário:

Postar um comentário