sexta-feira, 6 de maio de 2011

Acne na Idade Adulta

Acne não é só coisa de adolescente e, na idade adulta, pode ser sintoma de problemas mais graves.
Fique alerta!



O problema ataca mais mulheres do q homens:  disfunções hormonais, ovário policístico, suspensão da pílula, estresse e outros fatores.
E a acne pode ser um sinal de alerta de algum problema mais grave e ainda causar reações psicológicas (independente do sexo e da idade) q desencadeiam processos de raiva, ansiedade e até problemas de sociabilidade.
O ideal é consultar um dermatologista para identificar a origem do problema tão logo ele apareça.

A Drª. Magda Expósito, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica q as espinhas são um problema juvenil, não consideradas normais na fase adulta.
As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço, e  podem ser consequência de um desequilíbrio hormonal ou ovários policísticos e suspensão da pílula, mas vale ir além e investigar a genética  e o nível de estresse que predispõe a alteração hormonal.
O problema pode tb estar relacionado ao aumento dos hormônios andrógenos (responsáveis pela manifestação da doença) ou nas alterações das glândulas supra-renais. O uso inadequado dos cosméticos de pele (excessos, cremes e filtros solares), de cabelo e maquiagem pode obstruir os poros e deixá-los propensos à inflamação e causar as lesões.
Ainda nos casos mais graves, o surgimento de acne na fase adulta, pode ser indicativo de um tumor no ovário.

A escolha da terapia vai depender de cada caso e de cada fase da acne, mas intervenções orais e tópicas, nutrientes específicos e modificações na dieta são os possíveis caminhos de tratamento.

Em todos eles é necessário ter paciência, pois são procedimentos que devem ser mantidos por muito tempo, do contrário, assim como na adolescência, a acne pode voltar.

Fonte: portal Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário