quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dor de Cabeça


Dia desses saiui no jornal O Sul que a massagem é mais indicada que remédio para aliviar as dores de cabeça.


Pesquisas nacionais mostram q pelo menos 12% da população brasileira sofre da dor de cabeça do tipo tensional.
E foi comprovado q meia hora de massagem pode ter o mesmo efeito de analgésicos na melhora da dor.
O efeito fica ainda melhor qdo se sabe que o remédio, ao ser usado com frequência, piora o quadro e torna o problema crônico.

Nos estudos da Universidade de Granada (Espanha), os participantes com crises de dor de cabeça tensional tratados com massagens na cabeça e no pescoço apresentaram melhoras na dor, menor nervosismo e ansiedade e maior estabilidade da frequência cardíaca.

E mais! Os efeitos se prolongaram por 24h.

Estudos anteriores já haviam mostrad0 os benefícios da massagem na prevenção da dor, mas esta nova rodada de pesquisas comprova os efeitos durante a crise.


A maioria dos pacientes com dor de cabeça tensional só procuram os médicos qdo já está viciada em remédios. Para o neurologista Carlos Eduardo Altieri isso acontece por as pessoas confiarem demais nos analgésicos e não aderirem aos tratamentos físicos, como massagem e acupuntura.
No começo, a medicação tem efeito imediato, mas a dor depois volta, tipo rebote. Já a massagem tem o poder de 'abortar' a dor.


Tratamentos SEM remédios:


* ACUPUNTURA: estimula a liberação de substâncias com ação analgésica periférica (músculos, pele, etc) e diminui a contração dos pontos gatilho (músculos dos ombros, nuca e crânio).


* QUIROPRAXIA: usa manobras para reorganizar as articulações do pescoço q levam ao excesso de tensão muscular.


* FISIOTERAPIA CLÁSSICA: ajuda a desfazer contrações nos pontos-gatilho da dor.


* BIOFEEDBACK: a pessoa aprende a identificar e corrigir erros de postura q tensionam a musculatura.


* EXERCÍCIO FÍSICO: feito de maneira regular (e não no momento da crise), ajuda no tratamento da dor crônica, por estimular a produção de endorfina e serotonina (q diminuem a sensação de dor) , e melhorar a estrutura muscular para suportar as tensões.


* SONO: evitar posturas q causam dor e desconforto, como o uso de travesseiro inadequado, por exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário