segunda-feira, 14 de março de 2011

Gravidez Saudável


Na gestação a mulher passa por várias mudanças no corpo e uma das maiores delas é o ganho de peso.

Mas os quilinhos extras podem ser evitados se os cuidados acontecerem desde o início da gravidez - o ideal é o ganho de 9 a 12 quilos durante toda a gestação.

Segundo a nutricionista do Portal Educação, Ana Paula Leão Rossi, é necessário um acompanhamento nutricional individualizado, realizando de 5 a 6 refeições ao dia para que a gestante não sinta tanta fome durante uma refeição e assim evite os excessos.

Além da importância de alimentar-se de 3 em 3 horas, ainda é preciso prestar a atenção no tipo de comida que se ingere, para que a gestação seja ainda mais saudável.

Uma dica da nutricionista para prevenir o enjoo logo no período da manhã é comer alimentos secos como polvilho ou biscoitos, antes mesmo de se levantar. Fontes de vitaminas do complexo B, os cereais também ajudam a diminuir o desconforto.

O consumo de cálcio e minerais garantem a saúde óssea da mãe. Já os alimentos ricos em ácido fólico, como as folhas verde-escuras, ajudam na formação do tubo neural do bebê.

Os especialistas em saúde tb recomendam os exercícios físicos (leves), pois além de ajudar a manter o peso, melhoram a postura (q pode ser afetada com o novo peso da barriga). Mas tudo com a supervisão de um profissional no assunto.


Numa fase tão importante na vida da mulher o ideal é ter, desde o início da gestação, o devido acompanhamento médico, além de bons pensamentos, práticas saudáveis e muita serenidade e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário