terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água

O acesso à água potável ainda é um desafio diário para grande parte da população mundial.
Apesar das inúmeras fontes naturais de água no mundo (rios e lagos, em geleiras e aquíferos, chuva e neve), varia muito a quantidade de água que diferentes países conseguem extrair para fornecer a seus cidadãos.

E como os prognósticos, a cada ano, são os piores possíveis, nesse Dia Mundial da Água vale dar uma conferida nestas 10 dicas do portal UOL para evitar o desperdício.

1) Banho Rápido:  no máximo 10 minutos debaixo do chuveiro, e a economia é ainda maior se o registro for fechado enqto se ensaboa.   Nada de ficar distraído, se refrescando, enqto litros e litros de água vão parar no ralo.
2) Torneira Fechada: a água não precisa ficar escorrendo enqto acontece a escovação dos dentes . Se uma pessoa escova os dentes em 5 minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água na casa e 80 litros de água no apartamento.
3) Plantas: prefira  um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Em 10 minutos com a mangueira aberta  o consumo de água pode chegar a 190 litros.
4) Vassoura: deixa a preguiça e exercite os braços! Use a vassoura e não a mangueira para limpar a calçada de casa (em alguns países 'sérios' isso dá até multa!).  Em 15 minutos são perdidos aproximadamente 280 litros de água.
5) Copos: para lavar cada copo q usamos para tomar água, são necessários outros 2 copos de água - por isso, use o mesmo copo para beber água mais de uma vez. Cada pessoa, em casa ou no trabalho, pode ter seu copo ou caneca de cor ou padrão diferente e reusá-lo.
6)  Carro: paixão de brasileiro e hobby de final de semana de alguns, a lavagem do carro deve ser feita com balde e pano (gasta uns 40 litros).  30 minutos com a mangueira não muito aberta  gastam-se 220 litros de água, e com meia volta de abertura o desperdício alcança 560 litros!
7) Pinga-pinga: fique de olho em torneira pingando ou encanamento vazando ou descarga desregulada. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 45 litros por dia (1.350 litros por mês!).
8) Louça: economiza ao limpar bem os restos de comida de pratos e panelas antes de colocar na pia. E depois ensaboe  tudo o que tem que ser lavado primeiro e só depois abra a torneira para lavar tudo de uma vez. Torneira meio aberta por 15 minutos gasta 117 litros de água.
9) Lixo: nunca use o vaso sanitário como lixeira para descartar cotonetes, fio dental, cabelos, etc - pode causar entupimento e problemas maiores. São gastos aproximadamente de 10 a 14 litros de água em cada descarga dada.
10) Roupas: deixe a roupa acumular e lave tudo de uma só vez. Use a máquina de lavar somente quando estiver na capacidade total, pois uma lavadora de 5 quilos consome 135 litros de água a cada uso.


Faça a sua parte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário