segunda-feira, 14 de março de 2011

10 Regras da Lipo Segura


Ano passado a revista Veja trouxe uma matéria de capa sobre os cuidados com a Lipoaspiração.

Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são mais de 90 mil lipos realizadas por ano no Brasil (mas estima-se q este número seja o dobro, levando em conta as feitas por médicos sem o título de cirurgiões plásticos).

Os números indicam que apenas 17% das lipos obedecem aos critérios de segurança - ou seja, em 83% das vezes o paciente corre o risco de ter complicações.


Não é raro vir à tona casos de morte associadas ao procedimento, mas a grande maioria poderia ter sido evitada caso alguns cuidados fossem tomados. Clínicas mal equipadas e médicos sem especialização transformam a lipo num perigo.


Os 10 Mandamentos:

1) O MÈDICO: procurar um médico especializado em cirurgia plástica (faculdade de medicina + 2 anos de cirurgia geral + 3 anos de especialização em plástica). O atestado é conferido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, cujo site traz a relação dos 4.700 cirurgiões plásticos cadastrados.


2) OUTROS PACIENTES: procure referências do profissional com outros pacientes, busque a opinião de um outro especialista.


3) O HOSPITAL: a lipo não é um procedimento simples (ao contrário do q mts tentam mostrar), é uma cirurgia e como tal apresenta riscos. O ideal é q a intervenção seja feita num hospital bem equipado, com UTI preparada e possibilidade de internação. Se houver algum problema durante o procedimento, a rapidez no socorro, um bom laboratório de análises e uma equipe médica com profissionais de diversas áreas podem fazer a diferença entre a vida e a morte.


4) A INDICAÇÃO: A lipo não é indicada para emagrecer, não acredite em milagres! É um procedimento para a retirada de gordura localizada (equivalente a 7% do peso total do paciente). Acima disso há riscos de morte por hemorragia, embolia e falência de órgãos.


5) EXAMES OPERATÒRIOS: o paciente tem q estar com a saúde em ordem e, antes da cirurgia, o médico deve solicitar exames de sangue, ver a condição cardíaca, a presença de hérnias, etc. Nada de examinar o paciente só na hora da operação!


6) CUIDADOS PÒS-OPERATÓRIOS: O uso da cinta evita inchaço e a drenagem linfática impede a formação de fibroses. Recomenda-se o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos, além de 4 dias de repouso (no mínimo, mais 30 dias afastado das atividades físicas intensas).


7) HÁBITOS DO PACIENTE: uso de pílula anticoncepcional e tabagismos são responsáveis por 25% das mortes em lipo, causadas por tromboses e embolias. O médico deve avaliar os riscos de cada um cfme hábitos de vida.


8) TEMPO: evite combinar várias intervenções estéticas numa mesma cirurgia. O ideal é q o tempo de permanência na mesa de operações não ultrapasse 4 horas.


9) ANESTESIA: Ainda não há estudos conclusivos sobre o tipo de anestesia mais indicado para a lipo, mas os bons profissionais tem dado preferência à anestesia geral. Nela o médico controla com mais precisão a quantidade de anestésico usada.


10) ÁREA: a soma das regiões a ser operadas não pode representar mais de 40% da área corporal - ou seja, é perigoso fazer lipo em várias partes do corpo na mesma ocasião.



Lembre-se: a lipo não faz milagres e não é algo simples como alguns picaretas oferecem por aí.

Lipo ideal é a lipo segura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário