terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oriente-se!


Do outro lado do mundo, os japoneses são líderes no ranking de longevidade.
O que eles fazem?
Dieta oriental e medicina preventiva, exercícios e tratamentos terapêuticos q ajudam a prevenir doenças e a relaxar, além de serem ótimos aliados na busca pelo equilíbrio entre corpo e mente.


As atividades do milenar sistema de saúde japonês Honnô têm como base a capacidade de regeneração e autopreservação do organismo para manter-se rígido e retardar o envelhecimento.
Segundo Sohaku Bastos, Mestre em Terapia Honnô pela Escola de Medicina Humana de Osaka (Japão), o médico de formação oriental busca evitar o adoecimento de seu paciente, seguindo os 8 caminhos que levam à cura: o movimento energético, o sono reparador, a alimentação de alta vitalidade, a respiração energética, a postura mente-corpo, o relaxamento, a meditação terapêutica e a estimulação energética corporal.

Por isso, as terapias orientais ganham adeptos no mundo todo e chamam a atenção da medicina ocidental através de tratamentos alternativos de origem japonesa, q ajudam a combater a ansiedade e o estresse causados pela mudança no estilo de vida das pessoas.


A sabedoria oriental traz dicas ótimas para ajudar na busca de uma vida mais saudável - por dentro e por fora!

1) Reiki: a cura pela energia universal, através das mãos e da aplicação das chamadas mudras (símbolos). Pode gerar ceticismo por se tratar de uma técnica que vai além do físico, diferentemente de uma massagem ou sessão de acupuntura. É indicado para amenizar problemas físicos e emocionais, desde efeitos colaterais devido a tratamentos químicos, à depressão, ansiedade e resfriados.

2) Meditação: não serve para curar, mas para obter autocontrole e evitar a depressão, estresse, doenças psicossomáticas, gastrite, diabetes, hipertensão, insônia e TPM. Uma pesquisa canadense afirma que os gastos com saúde caíram 30% em pacientes adeptos da meditação. É preciso concentração e persistência.

3) SHIATSU: técnica de massagem que utiliza a pressão dos dedos na região dos meridianos do corpo, linhas imaginárias que possuem pontos-chave de energia. O Shiatsu tradicional é indicado para tratamento de diversos tipos de enfermidades, dentre elas dores musculares e articulares, enxaqueca, flexibilidade reduzida, problemas menstruais e digestivos, asma, lesões esportivas, depressão, estresse e hipertensão.

4) Banho de Ofurô: é uma verdadeira terapia, mto tradicional entre os japas. A água utilizada é mineral ou sulfurosa, enriquecida e perfumada com substâncias que transmitem propriedades relaxantes e benéficas para a saúde. É uma excelente medida para combater a fadiga e o estresse. Se realizada com água mais fria, estimula o metabolismo, diminui a irritabilidade muscular e aumenta a imunidade. Já a água quente serve para amenizar dores musculares e renovar o corpo.

5) SHISEI-KIKÔ: prática de exercícios de correção postural mente-corpo. A postura corporal é o reflexo do estado emocional do indivíduo. A relação mente-corpo-energia se apresenta como uma unidade indivisível e coerente. Se houver desarmonia nessa integração, o resultado é o adoecimento. Por isso, práticas que fortaleçam a coerência psicossomática são de fundamental importância para a saúde. Não existem contraindicações para essas atividades e elas podem ser realizadas diariamente.

6) HONNÔ-KIKÔ: conjunto de exercícios físicos energéticos sequenciais, conhecidos popularmente no Japão como Taisô-Kikô. O objetivo é fortalecer músculos e esqueleto, além de harmonizar o movimento corporal com respiração e atitude mental correspondentes, respeitando o organismo de cada indivíduo e levando-o à cura. Os benefícios são muitos: aumenta a sensação de bem-estar, desperta a capacidade de discernir com rapidez situações de perigo, facilita o controle do peso, fortalece a memória e aumenta a vitalidade. É indicado para todas as idades, sendo os idosos os mais beneficiados. As atividades devem ser realizadas diariamente ao ar livre, em casa ou em academias.

7) TAIKYOKY-TAISÔ: semelhante ao Taichi Chuan chinês, esta atividade pode ser desenvolvida por pessoas de qualquer faixa etária e tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar. Deve ser realizada diariamente e os benefícios no campo somático e psíquico podem ser rapidamente constatados.

8) YAWARA: curiosa prática terapêutica que deu origem ao Shiatsu. Como se fosse uma luta, dois indivíduos pressionam os pontos de acupuntura mais energeticamente vulneráveis um do outro, a fim de "dominar" e, ao mesmo tempo, massagear o oponente. Não há contraindicações e o seu principal benefício é o fortalecimento energético da unidade mente-corpo.



Oriente-se!!
Ainda mais se na sua cidade tiver todas estas possibilidades de tratamentos e técnicas - aqui em Poa, infelizmente, ainda faltam opções : (


Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário