terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oriente-se! 2


Pelo quarto ano consecutivo as japonesas bateram o recorde mundial da longevidade!
Segundo pesquisa de 2009 realizada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão, elas vivem em média 86 anos, cerca de 7 a mais que os homens japoneses e 10 a mais que as brasileiras (!!!) .


A medicina preventiva é um dos fatores responsáveis por aumentar a expectativa de vida naquele país.
Uma vez por ano os japoneses têm que fazer um exame de saúde completo, o que permite o controle de fatores de risco como, por exemplo, o colesterol.
Mas é na dieta oriental, baseada em peixes, vegetais, frutas, arroz e soja, que as japonesas encontram a sua melhor aliada na busca por uma vida longa.



Dieta oriental X Dieta ocidental

Em comparação com a dieta oriental, os alimentos tipicamente ocidentais trazem inúmeros malefícios para a saúde. No Japão, o pouco consumo de produtos industrializados (com alto teor de gorduras trans) reduz a ingestão de sódio, farináceos e açúcar refinado, os principais causadores da obesidade e de doenças como diabetes e pressão alta.

As proteínas contidas no leite de vaca podem ser altamente prejudiciais ao bem-estar, impedindo a absorção de vitaminas e minerais pelo organismo. Substituir os laticínios pelo queijo e leite de soja, como fazem os japoneses, também contribui para controlar o excesso de gordura.

Além disso, os ácidos graxos saturados, comuns nas frituras, banha de porco, bacon e derivados do leite, aumentam o risco de doenças cardíacas, pois entopem as artérias (atualmente, 75% das doenças coronarianas são atribuídas a fatores como má alimentação e sedentarismo).

Já a carne vermelha, os óleos saturados, o creme de leite e o pão branco estão entre os alimentos que mais precipitam o envelhecimento. Eles atuam prejudicialmente na elasticidade da pele, diminuem o apetite sexual, alteram o sono e a memória.



> Alimentos + Consumidos:

- Peixes, gergelim e feijão: O ômega 3, presente nos peixes como salmão e atum, diminui a viscosidade do sangue, melhora a fluidez da membrana celular e tem ação anti-inflamatória. Além disso, a coenzima Q10, encontrada no gergelim e no feijão azuki (feijão vermelho), previne o envelhecimento precoce da pele e é eficaz na redução da profundidade das rugas. O peixe é melhor digerido pelo organismo, seu consumo ajuda a não sobrecarregar o estômago, facilita o funcionamento do intestino e aumentando a sensação de bem-estar, e ainda possui menos colesterol se comparado à carne vermelha, comum na dieta ocidental.

- Frutas, verduras, algas: São ricas em antioxidantes que protegem as células do ataque de radicais livres, ação característica de doenças como o câncer. Boas fontes de fibras, vitaminas, minerais e água, as frutas e verduras contribuem para o funcionamento do intestino e hidratação das células. Além disso, o alto consumo de hortaliças alcaliniza o pH do sangue, diminuindo a perda de massa óssea que ocorre com o passar dos anos.

- Soja: É uma excelente fonte de proteínas, além de um repositor natural do hormônio feminino. Dessa forma, pode ser uma ótima aliada contra a osteoporose, além de ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual e da menopausa. Estudos mostram que a soja aumenta a síntese de colágeno, evitando o envelhecimento precoce da pele.

- Arroz: Encontrado no arroz, o orizanol diminui o colesterol total e tem atividade antioxidante.

- Chá verde: O chá verde, por sua forte ação antioxidante, previne a ação cancerígena de raios solares e reduz as modificações nas cadeias de colágeno da pele. Além disso, acelera o metabolismo, estimulando a queima de calorias e ajudando na manutenção do peso.

- Cogumelo: Excelente fonte de boro, o cogumelo é um alimento importante para o bom funcionamento do metabolismo ósseo. Além disso, aumenta as concentrações de hormônios em mulheres na pós-menopausa.



> Leitura: "Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam", da Editora Rocco.

Nele, a autora Naomi Moriyama revela por que as japonesas têm a menor taxa de obesidade do mundo, apenas 3%, e são líderes no ranking de expectativa de vida. Isso tudo regado a receitas deliciosas da culinária oriental que ajudam a manter a saúde, o bem-estar e um corpinho enxuto.


> Obs 1: As pequenas porções de alimentos, uma característica da dieta japonesa, auxiliam na mastigação e sensação de saciedade, o que acaba levando a um emagrecimento natural.


> Obs 2: NÃO exagere no molho shoyu, pois contém mto sódio (o q aumenta a pressão arterial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário