![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCTpVETQees8Yv-SQsEJHo-JQLvmUC7jIWVhyphenhyphenfZWQfAGNkTJHp15fVte6_diavVwc6Jgf9n8pkJ-FMyW_P3w8P2wI8jkDqI1rdQjpBHuB7FVEI1XtTVawhN7tOxVhBG3DHkMiJ4wKDziI/s320/hel.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi78FDXdFwDaOAnfNpl5y0TRwU5J1hZvcliJJM8kzpI3tUWDp3V-Bq-wweie7JGxm77czCT46PuZZ6zdEbrpm9yDNmr7KwIYtL4C7tp13AeU20jmH2c9iMRyocpZx0gJ1ChJkGl-YQJzx8/s320/bru.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgBGeLPw2evckzBjxQsSSeqpCQw0C4byrBz0YXn-WlrIIT4VIhW2JcOgo95INi2-HD1AMjt60KnVr_qkkTOx0n21NvOwEtWs4UPGZrF_OtyGWQdoYWa7zd9hWRBB0E-kvHAZrX4KF5Wcwg/s320/hallo.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgxUrKg7tkmiHjwOHhYuHCvei25G6PWtlny2xjikdG0Hv02lg1vhZyvg_McsNypZvTXD2r7VxBMGJ2BEepXzMufSQ09XaQUxSKEoaL29TXPEwCGE9fabnHL0dWZfOg8ANBdus1TObm2LmA/s400/150px-Halloween-card-mirror-1904.jpg)
Gostosuras ou travessuras?
Quem nunca viu filmezinho americano com alguma criancinha fofa fantasiada de abóbora, bruxa ou fantasminha, e recitando a frase na porta de um vizinho?
Pois a cena vai se repetir hoje, feriado do Dia das Bruxas, o Halloween, q surgiu da mistura de práticas culturais antigas celtas, católicas e romanas, rituais religiosos e tradições européias, q foram se misturando no decorrer dos anos, desde a Antiguidade, até ficar como conhecemos.
Reza a lenda q o Helloween não tinha relação com as bruxas, era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, e q marcava o fim do verão.
A relação com as bruxas teria começado nos julgamentos da Inquisição, qdo se condenavam homens e mulheres q fossem considerados curandeiros ou pagãos. Os suspeitos eram tachados como bruxos (as) e queimados na fogueira.
A comemoração, popularizada e exportada pelos Estados Unidos, foi levada pelos emigrantes irlandeses no século XIX.
Mas pouco tem a ver com a forma que o Helloween é comemorado atualmente. Elementos foram incorporados, como os disfarces, mas segue o folclore em torno da bruxaria, com fantasias e enfeites em torno de gato preto, vampiros, fantasmas, monstros. A clássica lanterna de abóbora é chamada de "Jack O'lantern" , um avarento de má reputação q fugia das maldições enganando o diabo. Ao deixar o inferno, o diabo teria lhe dado uma brasa para iluminar seus caminhos. Jack colocou a brasa dentro de um nabo oco e saiu vagando pelo mundo.
Outra clássica é o "Trick or treat?", o popular "Gostosuras ou travessuras?", dita pelas crianças q saem pelas redondezas de seus bairros pedindo doces ao vizinhos. Caso o vizinho não tenha, as crianças assustam as pessoas com máscaras e fantasias ou fazem algum tipo de brincadeira. Dizem q a prática vem lá da Idade Média, do Dia de Finados, onde era costume fazer o 'bolo das almas'. Os pequenos iam de porta em porta pedir o bolo e, para cada um q ganhasse, eles deveriam fazer uma oração para um familiar morto da pessoa q lhe deu o bolo.
Há quem defenda q a data não tem nada a ver com a cultura do Brasil, q o nosso folclore já é mto rico e deveria ser mais explorado, etc e tal. Por isso, em 2005 foi criado o "Dia do Saci" , tb comemorado em 31 de outubro.
Então...que hoje, amanhã e sempre estejamos conectados com a nossa magia interna que é capaz de transformar tudo ao nosso redor!!! Ventos de vassourinha pra vocês!!!
ResponderExcluirObrigada pelas informações sobre clinica estetica bh. Obrigada!
ResponderExcluir