![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeuJLQz8oVkYFnGt1GRViFa99anbtpdPSzwZ0qfGG5L97Vup1oHKkNFdcZcVZGowqK73aekrJMZQrTm2mwUx2ZNxn5mvwTEsLLRqtB8PaFCSVriRjnjDAELAEpPH87GbuWY8_6F_sg6FY/s400/brindes.jpg)
A sommelière e proprietária da escola de vinhos Ciclo das Vinhas, Alexandra Corvo, dá dicas na hora de gelar o espumante, principalmente qdo há pressa e a bebida tá quente.
Rolha q sai voando? Então leia ...
Segundo a profissional, a dúvida começa na nomenclatura: tudo é espumante, mas cada tipo tem suas particularidades.
Existem sim diferenças entre os proseccos (q é o nome de uma uva do Vêneto) e os champanhes franceses, que costumam ser mais gastronômicos e acompanham muito bem uma refeição completa, inclusive a sobremesa.
Pelo calor dos trópicos, brasileiro gosta de beber bem gelado! Mas a temperatura ideal do espumante depende do tipo, cada um tem um ponto certo de consumo (vai de 5 a 9 graus), onde os aromas exalam de maneira exata.
DICAS!
* Para abrir: abra o arame com cuidado, faça uma pressão em cima da rolha e vá torcendo, girando para baixo, devagar.
* Para gelar: coloque a garrafa no balde e cubra com gelo. Adicione água até cobrir mais da metade da garrafa.
* Para servir: o ideal é fazer em 2 tempos: servir um pouco na taça, deixar a espuma baixar, e servir mais um pouco.* Para harmonizar (e usar uma 'expressão da moda'): prosecco geralmente acompanha bem os queijos, as entradinhas&aperitivos. O champanhe vai bem quase tudo, da refeição á sobremesa.
Tim Tim!! Boa festa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário